terça-feira, 22 de outubro de 2013

Impotência Sexual Masculina



Por Fernando Liguori

[Texto retirado da apostila do Curso de Aprofundamento em Yoga & Āyurveda, Módulo VIII, ministrado pelo Instituto Kaula.]


Na intenção de iniciarmos esta seção, faremos uma breve introdução ao ponto de vista tradicional da Āyurveda acerca da atividade sexual. A Āyurveda salienta enfaticamente a manutenção da saúde e vitalidade do sistema reprodutor, não para promover uma melhor qualidade de vida sexual, mas para proporcionar grande vitalidade ao corpo e para o sistema nervoso principalmente. A energia sexual pode se transformar em energia criativa, facilitando assim o trabalho mental e espiritual. Muitos são os yogīs que utilizam ervas para manter a saúde do sistema reprodutor, produzindo desta maneira um acúmulo geral de energia. Tais ervas elevam o nível de ojas, nossa essência vital subjacente. Por meio destas ervas, os yogīs não causam irritação nos nervos sexuais, o que auxilia o poder de sua vontade sobre a atividade sexual indesejada.

A maioria das doenças envolvem de alguma maneira a má utilização da energia sexual, pois ela é a energia primordial que sustenta tanto o corpo quanto a mente. Muitas desordens psicológicas se originam da inabilidade em estabelecer relacionamentos sadios e são na sua grande maioria de origem sexual. Portanto, a correta utilização da energia sexual é a chave para saúde física e mental.

Nossa cultura de orientação sexual altamente elevada é a causa suspeita do enfraquecimento do impulso sexual. A falta de interesse sexual não é, contudo, sinal de doença. Pode ser sinal do desenvolvimento de uma consciência elevada mais refinada que desperta a capacidade do profundo desapego. Pode também ser sinal de boa saúde. Toxinas no sistema irritam os nervos, criando assim um impulso sexual nada fácil de se satisfazer. Em um corpo livre de toxinas, o impulso sexual é suave e de fácil satisfação.

É natural que com a idade o desejo por satisfação sexual diminua. A constante preocupação com a atividade sexual não é necessária, uma vez que esta não é a melhor capacidade humana. Isso não quer dizer que exista algo de errado com a sexualidade, significa que ela tem seu tempo na natureza. Culpa ou vergonha acerca da sexualidade causa muitos problemas e nenhuma solução.

Por outro lado, impulso sexual exacerbado não é necessariamente um sinal de má saúde ou falta de desenvolvimento espiritual. O despertar das energias sutis da mente estimula os cakras inferiores, aumentando assim tanto o impulso sexual quanto a criatividade mental. Mas isso, contudo, pode causar danos à saúde se não conduzido apropriadamente ou, se essa energia não for transmutada adequadamente, pode ser difícil lidar com ela.

Além disso, a abstinência sexual pode ser um fator decisivo na causa de inúmeras doenças. Se a energia for simplesmente reprimida, a vitalidade pode estagnar e logo se esgotar. Por esta razão, a abstinência sexual requer a utilização de āsana, prāṇāyāma e meditação para transformá-la em uma força positiva. O impulso sexual é uma força criativa que deve ser usada; e se for interiorizada, pode transformar nossa consciência.

A atividade sexual excessiva causa desordens de tipo vāta e pitta, pois ela esgota a essência da água (ojas) no corpo. Enfraquece o sistema imunológico fazendo com que estejamos suscetíveis a doenças infecciosas. As toxinas transmitidas através das secreções sexuais podem envolver nossas defesas e rapidamente se alojar nos tecidos mais profundos. Sexo sem amor esgota a vitalidade e desarranja as emoções, causando inúmeros problemas humanos.

De acordo com a Āyurveda, a masturbação causa inúmeras desordens porque ela não provê a troca energética e emocional que sustenta o equilíbrio do sistema. Perturbando o equilíbrio, ocorre o distúrbio em vāta. A super estimulação da imaginação nos coloca vulneráveis a negatividade psíquica ou forças astrais desordenadas. A Āyurveda também considera que a atividade homossexual pode causar mais danos que a atividade heterossexual, pois a homossexualidade não permite ou cria o equilíbrio natural do sistema, pois os dois corpos físicos e astrais são de mesma polaridade.

Tipos vāta possuem grande interesse sexual, mas baixa vitalidade para execução. São os que mais se esgotam pela atividade sexual. Também, são os mais suscetíveis à depravação e a padrões sexuais diferentes. Tipos kapha possuem a melhor vitalidade sexual, mas apresentam pouco interesse para coito. Para eles o mais importante é a vida familiar como um todo e a atividade sexual raramente acontece. Tipos pitta caem entre o drama e a paixão pela atividade sexual que, para eles, é o impulso mais importante.

Tipos vāta precisam de parceiros que os acalmem e os nutram para auxiliá-los em seu crescimento. Amor faz com que eles floresçam e se sintam seguros. Geralmente, tipos vāta precisam da influência de tipos kapha para se manterem equilibrados. Tipos pitta necessitam de parceiros com que possam trabalhar juntos para o alcance de um objetivo comum. Se beneficiam de tipos kapha ao seu redor, pois dessa maneira se sentem mais tranquilos e conseguem conter sua raiva e angústia. Tipos kapha necessitam de parceiros que os estimulem e os coloquem em ação. Para isso, eles precisam da energia pitta ou vāta para equilibrar seu peso e inércia. Contudo, o relacionamento como um todo é uma oportunidade para o aumento da energia kapha, que é amor e cuidado. Em desequilíbrio, apego!

Sazonalmente, a atividade sexual é melhor no inverno e na primavera, períodos em que a energia kapha é predominante. Nestes períodos, as secreções sexuais estão mais refinadas. A atividade sexual é mais esgotante no verão e no outono, as estações pitta e vāta, período em que as secreções sexuais estão carregadas de toxinas. A noite é melhor que o dia para o coito sexual, pois nesse período todas as energias corporais estão interiorizadas. A energia sexual é mais refinada quando a lua está cheia. A Āyurveda não aconselha a atividade sexual durante o período menstrual, pois apāna-vāyu é mais ativo, puxando a energia vital para baixo.

Brahmacarya chikitsa

A abstinência sexual é um importante tratamento para inúmeras doenças. Auxilia o corpo quando este se encontra fatigado e com pouca energia, debilitado, magro ou abaixo do peso, ou mesmo na convalescença. Nas terapias de tonificação, ocupa um lugar singular. É recomendada no tratamento de doenças mentais e desordens do sistema nervoso, pois a taxa extra de fluído sexual lubrifica e nutre todo o tecido nervoso.

A abstinência sexual naturalmente ocorre durante a manifestação de doenças agudas, onde as condições corporais se esgotam e as febres são muito elevadas. A doença naturalmente faz com que nosso interesse sexual diminua, proporcionando assim um acúmulo de vitalidade. O aumento da atividade sexual, por outro lado, é indicado para o tratamento de doenças tipo kapha como a obesidade, por exemplo. Contudo, devemos discriminar entre a abstinência como medida de tratamento temporário e a abstinência forçada que pode levar a doenças psíquicas de caráter emocional. Como medida terapêutica, a abstinência só é necessária nos termos do tratamento.

A atividade sexual rapidamente aumenta rajas e tamas, perturbação e embotamento na mente, o que reduz o caudal de sattva, a clareza mental. Portanto, o sistema do Yoga da ênfase a prática de brahmacarya, o controle da energia criativa através da transmutação da força sexual como um dos principais fatores para o desenvolvimento espiritual. A abstinência sexual prolongada não é necessária para o cultivo da saúde. É uma prática especial para aqueles que desejam transcender as condições humanas ordinárias.


Debilidade sexual masculina

Os homens têm menos complicações no sistema reprodutor que as mulheres. Mesmo assim, eles deveriam considerar o tratamento de seu sistema reprodutor e hábitos sexuais como fatores primordiais na manutenção da saúde.

Debilidade sexual é sinônimo de falta de vitalidade sexual ou a inabilidade em executar o coito apropriadamente. Os sintomas incluem baixa taxa de energia, fatiga demasiada, falta de motivação sexual e impotência. Nervosismo, palpitações, espermatorréia, emissão seminal noturna e ejaculação precoce. Às vezes, falha no trabalho dos rins, urina em excesso e dores na lombar.

A debilidade sexual pode ser causada por excesso de trabalho, excesso de exercício, estresse ou trauma. Pode ser uma complicação conectada a peso baixo e má nutrição, o que gera uma taxa insuficiente de energia. Por outro lado, também pode ser uma complicação conectada ao excesso de peso, o que diminui e embota os reflexos sexuais. Pode ser gerada por fatores emocionais como medo, dificuldade em se relacionar e sentimentos de rejeição. O diabetes também pode provocar a debilidade sexual. Para que o impulso sexual esteja forte, o ego masculino tem de sentir-se confiante. Falha ou falta de sucesso na vida pode enfraquecer essa confiança masculina. De acordo com a Āyurveda, a debilidade sexual é frequentemente causada pelo excesso de atividade sexual, é um produto da exaustão sexual. Os nervos da região sexual são utilizados com tamanho excesso que começam a enfraquecer e perder a vitalidade.

Em termos ayurvédicos, é uma condição primordialmente vāta. Brahmacarya-chikitsa é um importante tratamento inicial. Descanso e relaxamentos de longa duração são muito úteis. A prática de yoga-nidrā irá remover os bloqueios psíquicos, medos e traumas.

Acrescentando, a debilidade sexual pode estar associada a um bloqueio prânico na região da pélvis e nos centros psíquicos inferiores, os cakras mūlādhāra e swādhisṭhāna. Para resolver este problema, utilizamos a meditação e yoga-nidrā em bases diárias combinadas com āsanas que tonificam e ativam o sistema reprodutor. As séries śakti-bandha e vajrāsana são recomendadas, bem como bhujaṃgāsana e paścimottānāsana. A prática de mūla-bandha, vajrolī e aśvini-mudrā desperta as energias adormecidas da região, possibilitando a remoção prânica, psicológica e mental de bloqueios que geram a deficiência no sistema.

Tratamento para debilidade sexual masculina

Uma terapia de tonificação é geralmente requerida, com uma dieta anti-vāta e alimentos que aumentem o volume e viscosidade seminal. Existem laticínios, ghee, nozes, sementes de lótus, alho, cebola, quiabo e alcachofras.

Ervas tonificantes especiais para o sistema reprodutivo masculino são indicadas. Ashwagandha, shatavari, bala, cuscuta e alcaçuz. Kapikacchu é uma das melhores ervas ayurvédicas para isso.

A debilidade sexual também pode ser um desarranjo de pitta, quando o calor de pitta queima o sêmen. O tratamento, neste caso, também se dá por compostos tonificantes. Aloe vera em gel é ótimo nesta condição. Shatavari composto misturado com leite, açúcar e ghee é uma fórmula especial neste caso.

A debilidade sexual nos tipos kapha é caracterizada por falta de interesse na atividade sexual, obesidade, congestão e lentidão no sistema. O açúcar é utilizado como um substituto sexual. O tratamento é feito através de estimulantes afrodisíacos como pipali, alho, damiana e yohimbe.

Programa de práticas yogīs para debilidade sexual masculina

1.     Sūrya Namaskāra: pratique doze ciclos pela manhã ao nascer do sol.
2.     Āsana: no início, apenas execute pavanmuktāsana 1 e 2. Posteriormente, execute a série śakti-bandhas. Após um ou dois meses, inicie a execução de alguns āsanas principais: a série vajrāsana, śaśankh-bhujaṃgāsana, marjari-āsana, supta-vajrāsana e uṣṭrāsana. Após mais um mês, execute pada-hastāsana dinâmica, bhujaṃgāsana, śalabhāsana, paścimottānāsana, sarvaṅgāsana, druta-halāsana, matsyāsana, gomukhāsana, dvi-pada-kaṇḍarāsana, kaṇḍarāsana, cakrāsana, hanumāsana e bhadrāsana.
3.     Prāṇāyāma: nāḍī-śodhana e bhastrikā com antar e bahir-kumbhaka, jālaṃdhara, uḍḍīyāna e mūla-bandha. Sūrya-bhedana deve ser praticado ao pôr do sol, dez ciclos.
4.     Mudrā e bandha: paśinī e yoga-mudrā. Vajrolī e mūla-bandha devem ser executados três vezes ao dia.
5.     Ṣaṭ-karmāṇi: neti todas as manhãs e laghū-śaṅkhaprakṣalana quando houver constipação.
6.     Relaxamento: yoga-nidrā e consciência na respiração abdominal em śavāsana.
7.     Meditação: ajapa-japa em siddhāsana.
8.     Amaroli: beber a urina por um período de três meses.
9.     Dieta: rica em proteínas, grãos, leite e derivados.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O objetivo de se disponibilizar ao leitor a condição de comentários não tem a finalidade de se gerar um fórum de perguntas e respostas. Este blogger é mantido por um esforço pessoal, assim, muitas vezes é impossível a resposta imediata.

Todos os comentários são moderados. Atitudes ofensivas, contrárias aos princípios da Tradição Arcana, não serão publicadas.

Continue por favor...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO