domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mahashivaratri


A Noite de Adoração ao Senhor Shiva
Organização e adaptação por
Anuttara Kápilanáth Kuláchárya

O Mahashivaratri[i] é um dos maiores festivais religiosos ocorridos na Índia. Festejado não só por adeptos da Tradição Shaiva, esta celebração é comemorada em vários locais do continente pan-indiano.

Na Índia, onde os devotos de Shiva são inúmeros,[ii] costuma-se observar – de acordo com o Shiva-Purána –, todos os meses, o Shivaratri,[iii] dia dedicado ao Senhor Shiva, na décima quarta noite da lua, i.e. o último dia da lua minguante. Essa devoção inclui jejum e cânticos devocionais.

O Mahashivaratri é um grande Shivaratri. Grande porque nesse período do ano, que se situa entre fevereiro e março, o poder exercido pela lua (negra), no último dia da lua minguante, é menor, em relação ao resto do ano. Daí a grande celebração.

O aspirante espiritual, aquele que se esforça para obter purificação e transformação interna, vê na comemoração desse evento uma oportunidade de entrega, através do jejum, da dança e da repetição do Nome do Senhor Shiva, entoando mantras e cânticos devocionais.

Inúmeros grupos distintos de devotos ao Senhor Shiva realizam a cerimônia de adoração (pújá) em uma extraordinária festa noturna. Os Páshupatas, Aghorís, Kápálikas e Kálámukhas, adeptos mais radicais da tradição Shaiva, comemoram o Mahashivaratri intoxicados por uma bebida inebriante chamada thandai (a base de cannabis, amêndoas e leite), cantando mantras, bhajans e kirtans enquanto dançam ao ritmo dos tambores. Lembranças de uma aurora xamânica.[iv]

A prática de cantar e louvar ao Senhor Shiva, por si, já tem o poder de acalmar a mente inquieta. Essa mesma prática, realizada com fervor na noite em que a lua tem mínima ascendência sobre a mente, tem seu valor potencializado. Por meio dela, a mente pode ser pacificada, para que a Luz Divina possa penetrar sem a resistência do ego.[v]

Esta noite é sagrada porque é o dia em que Shiva toma a forma de Lingam, para benefício dos devotos. Portanto, nesta noite, os devotos do Senhor Shiva praticam a contemplação sobre o atmalinga ou jyotilinga, i.e. o símbolo da Suprema Luz da Sabedoria, e se convencem de que Shiva está no íntimo de cada um. A realização do abhisheka (banho sagrado no Shivalingam) e do agnihotra (cerimônia do Fogo Sagrado), torna explícita esta mensagem.



Na auspiciosa ocasião em que acontece o Mahashivaratri, é dito que o Senhor Shiva perfaz sua dança extática de realização. Neste feito, o Senhor é conhecido como Shiva Natarája. A dança simboliza a emoção da auto-realização para além dos reinos[vi] de vigília, sonho e sono profundo.[vii] Além das experiências do corpo e suas percepções, da mente e dos sentidos, do intelecto e dos pensamentos. Para além disso tudo o Senhor Shiva Natarája provê seus devotos com uma intoxicante dança de suprema bem-aventurança.


O Senhor Shiva

O Senhor Shiva – que significa “O Auspicioso” – é a terceira pessoa da Trimurti ou Trindade Hindu,
[viii] e personifica o aspecto Destruidor ou Transformador de Deus. Shiva domina a energia de tamas, que representa a inércia ou ignorância e deve ser eliminada para que haja a renovação.

Muitas vezes, Shiva é tratado não só como o Destruidor ou o Transformador da Trimurti hindu, mas sim o próprio Absoluto, sendo denominado Maheshvára (Grande Senhor do Universo), Paramashiva (Consciência Cósmica), Páshupati (Senhor das Bestas), Natarája (Dançarino Cósmico), Bhairava (o Terrível), Dakshinamurti (o sábio que ensina em silêncio) etc., de acordo com a tradição.

Geralmente, o Senhor Shiva é representado como um renunciante vestido com peles de animais e adornado com cinzas, serpentes e colares de rudrákshas. Essa é a imagem personificada mais popular que apareceu primeiro nas upanishads e nos puránas. Estas escrituras idealizaram a imagem de Shiva que crescia (1500 a.C. a 100 d.C.) como um Deus soberano, que, como asceta, propunha a perfeição como meta de vida. Na Shvestáshvatara Upanishad, Shiva designa o arcaico Rudrá védico. Literalmente, Rudrá significa ‘trovão’, mas o nome denota ‘rugido’, ‘grito’. Este rugido expressa à fúria da tempestade com seus assustadores trovões. A partir desta aparição, Shiva se converte na versão benigna das forças mais assustadoras da natureza, alojadas no interior de todos os seres humanos.

Outra importante forma de Shiva é o Shivalingam. O culto a Shiva na forma do Lingam é o ponto alto no Mahashivaratri. A palavra lingam (ou linga) significa ‘símbolo’ ou ‘aquilo através do qual se pode ver outra coisa’. O Shivalingam é uma das mais sutis representações de Deus conhecidas pela humanidade. Trata-se de uma pedra em formato de elipse (ovalada) que, tendo uma configuração “abstrata”, tanto pode representar o Absoluto sem forma, quanto o Senhor dotado de atributos.

Por não ter uma forma humana ou animal específica, o lingam indica que Deus é sem atributos, estando além de qualquer limitação ou definição. Mas, como possui um formato básico, também mostra que o Senhor pode assumir a forma que desejar, como realmente o faz, ao se manifestar em toda a Criação. Ele simboliza todo o processo de Criação, Manutenção e Destruição do Universo, pois, do Sem Forma nascem todas as formas, que por fim, voltam a se dissolver no Absoluto.


Na intenção de reverenciar o Senhor Shiva, inúmeros devotos realizam as peregrinações aos doze jyotilingas.[ix] Um jyotilinga ou jyotilingam é um santuário onde o Senhor Shiva é adorado na forma de um lingam de luz. Na Índia existem doze santuários de peregrinação. Acredita-se que uma pessoa pode ver esses lingas como colunas de fogo através de perfuração no planeta depois que ele atinja um nível mais elevado de realização espiritual.


Mahashivaratri para quem quer fazer em casa

Para quem quer gostaria de celebrar a Grande Noite de Shiva que ocorre aqui no Brasil neste ano de 2009 no dia 23 de fevereiro, mas não tem a oportunidade de se encontrar com grupos ou ir a algum centro de estudo ou escola onde ocorrerá a celebração, ai vão algumas dicas para o pújá.



1. consagre em sua casa um altar para o Senhor Shiva;
2. tenha pelo menos uma imagem do lingam no altar;
3. para as oferendas, tenha frutas, leite, ghee (manteiga clarificada), óleos virgens, flores e incenso;
4. no pújá utilize os seguintes mantras: i. Om Namah Shivaya; ii. Shiva Panchakshara Stotram; iii. Lingashtakam; iv. Rudrashtakam; ou Shiva Manasa Pújá. No caso de fazer uma adoração com agnihotra, os mesmo mantras podem ser utilizados;
5. sempre finalize a prática com a leitura de uma escritura como o Shiva-Sútras ou o Shiva-Purána, assim como durante todo o Mahashivaratri mantenha a mente em contemplação no Senhor Shiva.

Seguem algumas indicações para prática:

1. usar roupas de algodão puro;
2. ficar em jejum de preferência;
3. deve ser oferecido flores, incensos e frutas;
4. o mantra, Om Namah Shivaya 108 vezes;
5. Shiva Panchakshara Stotram;
6. Lingashtakam;
7. Se a pessoa souber fazer o abhisheka de Shiva ou Shivalinga de preferência com os devidos mantras para cada ato.

Rudráh Mahesvára, um bebê concebido, gestado e nascido por métodos do Yoga (yoginíbhúh),
[x] deseja a todos um feliz Mahashivaratri.


Notas
- - - - -
[i] Mahashivaratri é um termo sânscrito, composto dos vocábulos mahá + shiva + ratri. Mahá significa “grande, importante”; Shiva é a deidade do Hinduísmo que caracteriza a transformação, a destruição dos aspectos obscuros, negativos, que carecem de transmutação, assim como o Absoluto em si; Ratri quer dizer noite escura.
[ii] As tradições denominadas Shaivas correspondem a 25% da população hinduísta, e são constituídas por religiões, cultos e seitas que reverenciam o Absoluto sob o aspecto do Deus Shiva.
[iii] Shivaratri é observado a cada mês, na décima quarta noite da metade escura (da lua), porque a lua, que é a deidade regente da mente humana, tem somente mais uma noite para ser uma não-entidade, com nenhuma influência sobre as agitações da mente. No mês de Magha (entre fevereiro e março no calendário hindu) a décima quarta noite é chamada Mahashivaratri.
[iv] As festas sazonais destas tradições, acompanhadas de uma ritualística orgiástica, originam-se de um arcaico culto a vegetação, ou melhor, a Natureza. Isso demonstra o vínculo ou coalizão entre o Yoga desenvolvido pela tradição tântrica e os valores espirituais da Índia aborígene.
[v] Para os hindus, a lua rege a mente. Assim, a diminuição da parte visível da lua (e de sua energia) durante a fase minguante, favorece a gradual sutilização da mente, possibilitando a percepção da Luz da Consciência, simbolizada pelo nascimento da Lua Nova.
[vi] I.e. Estados de consciência.
[vii] Na ordem: jágrat, svápna e sushúpta.
[viii] A sagrada trindade do hinduísmo é representada nos nomes de Brahmá, Vishnu e Shiva. Cada uma dessas deidades incorpora um dos três principais atributos do Deus Supremo: a Criação, a Conservação e a Destruição do Universo. É necessário explicar que Shiva, por caracterizar o aspecto destruidor, não é um deus negativo, um deus inclemente e sem compaixão, como muitos pensam. Shiva destrói aquilo que precisa ser transformado, transcendido, transmutado. É Ele quem elimina os pesados efeitos do karma; é Ele que tem o poder de cancelar nossos instintos arcaicos, animalescos, conservadores, purificando os pensamentos da nossa mente e impulsionando todo nosso ser em direção à Luz.
[ix] Veja na lateral do blog um escrito de Vijñánáchárya sobre as doze manifestações dos jyotilingas na Índia.
[x] Yoginíbhúh é um termo utilizado para denominar um bebê nascido de pai e mãe yogís, concebido segundo o método Kaula de união sexual.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O objetivo de se disponibilizar ao leitor a condição de comentários não tem a finalidade de se gerar um fórum de perguntas e respostas. Este blogger é mantido por um esforço pessoal, assim, muitas vezes é impossível a resposta imediata.

Todos os comentários são moderados. Atitudes ofensivas, contrárias aos princípios da Tradição Arcana, não serão publicadas.

Continue por favor...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO