quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Worshop de Ajapa Dhāraṇā


A Oficina de Meditação, sempre buscando oferecer programas de treinamento de qualidade com a finalidade de aprimorar e aprofundar os conhecimentos de seus participantes, como foi o caso do T. P. P. (Treinamento Pré-Prāāyāma) da Oficina de Prāāyāma, um programa da Oficina de Meditação, inaugura uma série de workshops na prática avançada de dhāraā (concentração). Nestes workshops serão apresentadas práticas de concentração retiradas das escrituras do Yoga, Tantra e Upaniads. Elas representam um nível avançado de ensinamentos que até o presente não foram elucidados para o público em geral. Estas técnicas estão agora sendo apresentadas pela urgente necessidade de praticantes sérios que ansiavam por um fio condutor nas dimensões mais profundas da meditação. O estudo sistemático e a prática destes ensinamentos irá ajudar os praticantes a construírem uma ponte sobre o abismo entre as técnicas preliminares de meditação oferecidas por muitas escolas e as técnicas avançadas que tradicionalmente são ensinadas por transmissão direta de guru a discípulo.

Nestes primeiros workshops apresentamos técnicas de ajapa-dhāraā de uma maneira muito detalhada como parte integral do mantra-yoga e que tiveram grande proeminência nas Upaniads. São dez práticas de ajapa-dhāraā descritas na Hasa-Upaniad distribuídas ao longo de cinco workshops.

Existem dois níveis de ajapa-japa. No nível de pratyāhāra, o método envolve o aspecto externo e grosseiro da atividade física, o processo respiratório, para internalizar a consciência. O mantra é utilizado para impedir a auto-indução de flutuações mentais. No nível de dhāraā, contudo, a prática é gradualmente intensificada. Existe a concentração profunda no mantra, nos cakras e nas īs para que até mesmo a manifestação causal, experiências inerentes aos sentidos e ao mundo exterior, gradativamente se dissipem.

Estas dez práticas disponibilizadas nestes cinco primeiros workshops representam um nível avançado de ajapa-japa classificadas no grupo de dhāraā. Deve ficar bem claro que este grupo de ajapa-dhāraā que agora estamos inaugurando somente será executado com perfeição após a prática proficiente do grupo de ajapa-pratyāhāra estudado e praticado nos encontros da Oficina de Meditação. As práticas de ajapa-japa aqui oferecidas foram organizadas de tal maneira para que a concentração na respiração e no mantra nos caminhos de suumā, iā e pigalā abram os cakras e proporcionem um estado de dhāraā espontâneo, sem esforço para controlar ou estabilizar a mente.

Estes workshops oferecem aos alunos da Oficina de Meditação uma prática mais profunda e refinada, na esperança de que um nível mais avançado na meditação possa ser alcançado.

Concentração é o unidirecionamento da mente, a habilidade de manter a consciência focada em um ponto, sem oscilar. O aperfeiçoamento da concentração induz a meditação. No estado de concentração, a mente não está consciente do ambiente exterior ou das coisas periféricas que cercam o objeto de concentração.

Por que a concentração profunda e intensa é tão poderosa? Isso pode ser melhor ilustrado pela comparação da mente de uma pessoa normal a uma lamparina. As luzes da lamparina se expandem para todas as direções; a energia que emana do centro da lamparina, do filamento interior, é dissipada, propagando-se em todas as direções. Se você ficar a cinco passos da lamparina poderá ver sua luz, mas não sentirá o seu calor, mesmo que haja um calor intenso no centro da lamparina, no filamento. Da mesma maneira, a mente de uma pessoa comum possui um vasto potencial latente e um incomensurável poder em sua fonte, seu centro, mas este potencial e poder são dissipados em todas as direções. A mente pensa inúmeras coisas continuamente, uma após a outra, sem vivenciar ou se aprofundar em nada do que pensa. Quer dizer, o poder está presente em todas as pessoas, mas ele não é canalizado, direcionado ou mesmo utilizado.

A ciência produziu o raio laser, algo que na época foi largamente utilizado como entretenimento pela indústria cinematográfica. Para se produzir o laser é necessário que todos os raios de luz estejam alinhados a partir de uma única fonte, de maneira que eles em uníssono vibrem em harmonia na mesma freqüência. A fonte original de onde sai à luz não precisa ser grande, pelo contrário, ela pode ser bem menor que o filamento da lamparina citada acima. Mas se você ficar a cinco passos da fonte do raio laser seu feixe direcional instantaneamente pode abrir um buraco através de seu corpo. Este é o poder da luz concentrada. O pensamento concentrado, embora não abra um buraco em seu corpo, tem um vasto poder. Uma mente concentrada age como um irresistível instrumento de ação. Ela conduz a eficiência em todos os aspectos da vida, é um dínamo que gera vitalidade e entusiasmo em qualquer direção que se projete. Uma mente concentrada é um instrumento de recepção sensitiva, quer dizer, ela se torna receptiva as vibrações elevadas e possui a percepção aguçada. Neste caminho, ela se torna o mecanismo receptor da consciência cósmica, bem-aventurança e conhecimento superior. Normalmente, tudo isso está muito além de uma mente comum, pois esta é constantemente perturbada e distraída pelo contínuo murmúrio interior dos pensamentos. Portanto, a concentração é a chave que abre as portas para os estados elevados de consciência.

A qualidade da mente

Uma mente concentrada é uma mente poderosa e uma mente dissipada é uma mente fraca. Para que você possa desenvolver o poder da mente, necessita primeiro desenvolver a concentração mental. Uma mente que se dissipa facilmente não tem poder. Se seus pensamentos estão dispersivos, eles podem ser unidirecionados através de específicas práticas de concentração. Dessa maneira sua mente se tornará tão poderosa que você poderá até influenciar a mente de outras pessoas e mudar seu próprio caráter, melhorar sua saúde e transformar toda sua vida. Se você possui alguma desordem estomacal, mental ou respiratória, pode modificar seu quadro clínico apenas pelo poder de sua vontade. Como pode desenvolver o poder de sua vontade? O segredo é concentrar a mente em um ponto e ali permanecer sem oscilar. Uma mente forte pode fazer isso.

O que queremos dizer por mente forte? Uma mente forte é aquela que pode tomar suas próprias decisões. Em contraste, uma mente fraca é aquela que decide alguma coisa, mas faz outra. Você diz: a partir de amanhã vou fazer determinada coisa. Mas quando o amanhã chega, você se esquece completamente da decisão. Você continua sempre sendo a mesma pessoa porque sua mente continua sempre se dissipando. Portanto, o poder de transformação da vida está conectado ao poder de concentração da mente. Todos os grandes homens que forjaram seus nomes nos livros da história, sejam eles artistas, escritores, músicos, políticos, estadistas, líderes militares, cientistas ou santos, conquistaram sua posição pela qualidade de suas mentes. Eles não se tornaram grandes pelo capricho da natureza ou por um golpe do destino. Não, eles se tornaram grandes pela qualidade de suas mentes. Eles tinham uma mente forte e concentrada e, portanto, uma mente talentosa.

Se você quer fazer algo ou se tornar alguém na vida, a qualidade de sua mente tem de ser refinada. Se você possui uma baixa qualidade mental, então seu desempenho em todas as esferas da vida será parco, estéril e débil. Se você possui alta qualidade mental, então seu desempenho será correspondentemente elevado em todas as esferas da vida. Para desenvolver uma alta qualidade mental, terá de analisar a si mesmo e seus objetivos, terá de se organizar e dedicar algum tempo a prática de concentração pela manhã e a noite.

Evite confrontos mentais

Você pode se concentrar em qualquer grande santo, luz, som, cor, forma, pensamento ou qualquer coisa que deseje, mas uma coisa deve estar bem clara: para iniciar sua prática de concentração não é necessário selecionar um símbolo religioso. Às vezes um pensamento que produza grande impressão na sua consciência pode ser usado de forma mais eficaz. Não existe razão para lutar contra a mente. Durante a prática de concentração você pode estar tentando se concentrar em um símbolo religioso, mas sua mente pode não concordar por conta de seus condicionamentos. Quando você tenta se concentrar em algo contrário aos seus condicionamentos mentais, a mente drena sua concentração do objeto escolhido. Contudo, quando você se concentra em coisas ordinárias que não se chocam com seus condicionamentos, não existe distração.

Quando você tenta se concentrar em um símbolo errado, a distração ocorre porque se inicia uma contenda mental. Portanto, é importante que você compreenda que quando se inicia a prática de concentração, deve haver o mínimo de confronto com os condicionamentos da mente. Não há porque lutar contra a própria mente. Quem está lutando com quem? Não existem duas mentes. A consciência é uma, mas por conta da diversidade existem vários vttis, quer dizer, padrões mentais. Quando você confronta a si mesmo está criando uma querela entre seus próprios vttis, e quando esse confronto se torna intenso, o que ocorre é um ataque esquizofrênico. A maioria dos pacientes mentais são vítimas de suas próprias mentes.

Portanto, se você não está conseguindo se concentrar em nenhum dos símbolos sugeridos acima, então escolha o seu próprio símbolo. O importante é que o símbolo escolhido deve ter uma força de atração que sua mente automaticamente é atraída para ele de forma que se integre completamente nele. Quando a prática caminha nessa direção, então a concentração é facilmente conquistada.

A habilidade de se concentrar

A concentração é explicada na Kaha Upaniad (2:3:11) por Yama, o Senhor da Morte, a Nachiketas, um jovem buscador:

O firme controle dos sentidos e da mente é o yoga da concentração. Esteja atento a esse yoga pois ele é difícil de se conquistar e fácil de se perder.

A palavra concentração significa unidirecionamento. Assim como nós precisamos de um lápis afiado para escrever ou uma faca afiada para cortar, a mente precisa estar afiada através das práticas de concentração. Nós não podemos cortar com uma faca cega ou escrever com um lápis sem ponta, pois a pressão aplicada se espalha por uma área bem maior. Ela não está concentrada. A importância da mente concentrada no dia-a-dia é vastamente reconhecida, mas a mente ordinária não funciona de maneira concentrada. Ela se dissipa em várias direções e tenta abranger muitos pontos. Portanto, não estamos capacitados a utilizar sequer a mínima fração de nosso potencial, de nosso poder mental.

Nós conhecemos muitas coisas na vida. Sabemos muito sobre nosso trabalho, nossos familiares, a sociedade e o mundo que nos cerca, história, ciência e política, mas não sabemos como controlar e dirigir a mente. O poder da concentração não foi desenvolvido na maioria de nós. Em nossa infância e nos primórdios de nosso crescimento não passamos por um treinamento que pudesse nos auxiliar a controlar e dirigir a mente. Por conta disso, na medida em que crescemos nossa mente se torna mais dissipada enquanto acumula mais tensões, angústias e aborrecimentos. Isso resulta em uma incrível perda de acuidade mental, decisões equivocadas, conduta ineficaz, memória fraca e finalmente a senilidade.

Podemos ser mestres da tecnologia e de tudo o que concerne ao mundo exterior, mas não somos mestres de nossa mente. Às vezes a tecnologia que nos dá controle sobre certas funções mentais nos ilude completamente. Ter controle sobre uma máquina significa que nós podemos ligá-la, significa que podemos ir mais rápido, diminuir a velocidade e até mesmo parar quando for necessário. O mesmo é requerido de uma mente disciplinada. Uma mente disciplinada é aquela que pensa somente quando você quer e sobre o que você decide. Se você quer que ela pense rápido, devagar ou pare de pensar, ela irá fazê-lo imediatamente. Os pensamentos que entram em uma mente disciplinada são rapidamente reconhecidos e direcionados.

Se nós examinarmos a vida dos yogīs, sadhus, sanyāsins, santos e místicos, notaremos que eles têm algo em comum. Eles vivem em um estado de concentração intensa, unidirecionada, dedicando-se totalmente ao ideal ou propósito que escolheram como último objetivo de conquista espiritual. Eles ganham controle sobre si mesmos e sobre suas mentes pela prática regular e estável. Através do poder de concentração que possuem, eles gradualmente integram suas mentes a oração ou meditação até que sejam capazes de conquistar um estado de perfeito controle mental. Usualmente, quando conhecemos uma pessoas assim, a primeira impressão é de uma profunda paz interior, estabilidade e auto-controle.

A habilidade de se concentrar é a raiz de todas as boas qualidades no homem e para ser desenvolvida ela requer esforço extremo. Desenvolver uma mente concentrada é mais difícil do que conquistar um bom salário ou um bom emprego. Uma pessoa comum não nasce com a habilidade de se concentrar, portanto é necessário uma mudança na natureza pessoal a fim de se criar algo que antes não existia. É muito diferente do que estudar conceitos filosóficos de livros ou se submeter a várias palestras. A concentração é algo que deve ser praticada e descoberta pessoalmente, dessa maneira os frutos irão aparecer.

O essencial para se desenvolver a concentração é a constância na prática. Contudo, antes de iniciarmos uma prática de concentração, precisamos ter alguma idéia sobre a larga extensão que este estado mental de desenvolvimento cobre. As práticas de concentração e meditação foram codificadas nos textos do Yoga, nos Tantras e nas Upaniads. Portanto, o assunto deveria ser estudado e pesquisado nessas fontes para um melhor desenvolvimento. A concentração não é uma prática superficial. Ela envolve um mergulho profundo nas dimensões internas da mente e da consciência. Para isso, precisamos de três coisas: i. método correto; ii. orientação correta; e iii. entendimento correto.

Este curso está acontecendo. Para saber mais, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O objetivo de se disponibilizar ao leitor a condição de comentários não tem a finalidade de se gerar um fórum de perguntas e respostas. Este blogger é mantido por um esforço pessoal, assim, muitas vezes é impossível a resposta imediata.

Todos os comentários são moderados. Atitudes ofensivas, contrárias aos princípios da Tradição Arcana, não serão publicadas.

Continue por favor...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO