quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Tantra & Āgama



Por Fernando Liguori

Muitos leitores deste site me escrevem com dúvidas acerca das palavras Tantra e Āgama. Bem, tecnicamente, eu já dei a definição destes termos em outros escritos. Mas aqui eu gostaria de explorar um outro significado para estas palavras.

A parte de tudo o que já disse sobre a palavra Tantra, ela significa disciplina ou sistema. O significado inclui o sentido de trabalhos escritos nas mais variadas áreas, uma disciplina consistente. A disciplina pode ser tanto no campo filosófico quanto no campo metafísico e religioso, assim como na vida prática. Em outras palavras, Tantra significa disciplina filosófica, religiosa ou cultural.

Tantra ou tantraṇa também significa extensão, estiramento ou organização de idéias. No Tantra, qualquer idéia, proposição ou filosofia é estendida ao seu grau correto. Em outras palavras, Tantra é um sistema logicamente estendido até sua completude total.

A palavra Āgama (ou āgamana) significa indução ou experiência indutiva, em oposição à palavra nigama (ou nigamana), que significa dedução. Aqui a palavra āgamana é utilizada para indicar todas as experiências, não somente o sentido de experiência. Portanto, deste que o Tantra é a experiência adquirida pelos yogī-s e videntes, ele é chamado de Āgama.

Existe um outro significado para palavra Āgama. Ela significa aquilo que vem ou aquilo que vem automaticamente (āgacchati iti āgamaḥ). Quando a impureza espiritual (mala) é removida do Ser, surge o conhecimento; a experiência intuitiva automaticamente se ergue das profundezas do Ser. Tecnicamente, este fenômeno é conhecido como pratibhā. A pessoa que adquire o conhecimento desta maneira, por si mesma e sem as orientações de um guru, é chamada de perfeitamente espontânea (saṁsiddha). Desde que o Tantra é um registro das experiências intuitivas indutivamente adquiridas dos saṁsiddha-s, ele é chamado de Āgama. Este conhecimento é também chamado Āgama em relação a um terceiro sentido dado a palavra: aquilo que vem pela tradição. O que vem pela tradição tem sua origem na experiência indutiva (āgamana) dos videntes.

As duas palavras juntas formam um corpo (Tantra) lógico de disciplina que vem pela tradição, cujas origens se baseiam na experiência indutiva (Āgama) dos videntes.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O objetivo de se disponibilizar ao leitor a condição de comentários não tem a finalidade de se gerar um fórum de perguntas e respostas. Este blogger é mantido por um esforço pessoal, assim, muitas vezes é impossível a resposta imediata.

Todos os comentários são moderados. Atitudes ofensivas, contrárias aos princípios da Tradição Arcana, não serão publicadas.

Continue por favor...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO