quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Movimento Yogī Ambiental



Se o século XX é reconhecido como o século dos direitos humanos, individuais, sociais, econômicos, políticos e culturais, o século XXI será reconhecido como o século dos direitos da Mãe-Terra, dos animais, das plantas, de todas as criaturas vivas e de todos os seres, cujos direitos também devem ser respeitados e protegidos.
Leonardo Boff

O Movimento Yogī Ambiental (MYA) é uma iniciativa do Espaço Kaula :: Tantra, Yoga & Āyurveda que se dedica a promover a conscientização sobre a atual crise ambiental, especialmente para a comunidade de Yoga e seus profissionais contemporâneos, fornecendo informações práticas sobre um estilo de vida sustentável que irá ajudar a preservar o nosso planeta.

Trabalhando em conformidade com os princípios estabelecidos pela GYI – Green Yoga Initiative (Iniciativa Yoga Verde), nós do Espaço Kaula reconhecemos a importância de se disseminar a conscientização ecológica através do Movimento Yogī Ambiental, o que consiste em apresentar os ensinamentos tradicionais do Yoga sob uma perspectiva natutal e ambiental; inspirando saúde e vitalidade através da prática disciplinada e da participação ativa no processo de preservação de nosso planeta, esperamos estar contibuindo para elevação da consciência dos professores e praticantes de Yoga, inspirando-lhes a viver de forma ecológicamente correta e ajudar a salvar a Terra.

O Contexto em que nos encontramos

Há décadas inúmeros cientistas estão nos avisando sobre um possível colapso ambiental. Nós, os humanos, que estamos neste planeta somente há dois milhões de anos, conseguimos modificar radicalmente o meio ambiente em que vivemos. Nos últimos cinqüenta anos o planeta foi mais consumido do que em toda história da humanidade. A situação chegou a um ponto em que nem os cientistas mais pessimistas acreditavam. Os recursos que o planeta nos legou há mais de quatro milhões de anos estão rapidamente se esgotando. Em vinte anos 80% da população mundial não terá água potável para consumir. A maior fonte de riqueza fóssil do mundo, o petróleo, gradativamente está sendo esgotada enquanto fechamos os olhos para a energia solar. A utilização generalizada de pesticidas e outros produtos químicos e tóxicos tão nocivos a saúde humana e ao meio ambiente, a excessiva explosão demográfica e o consumo cada vez mais voraz são fatos previstos desde a década de 1960. Mas nós fechamos os olhos! Pensamos que a Terra era tão grande e que seus recursos nunca chegariam ao fim. Estávamos errados!

Hoje estamos enfrentando precisamente as conseqüências que ambientalistas pioneiros como Rachel Carson, Barry Commoner, Hazel Henderson, Lynn White, Paul Ehrlich, e outros tinham previsto. Estamos agora no meio de uma grave crise ambiental! Cientistas de calibre, que vivem em um mundo de fatos e números, estão assustados com o que vêem.

A crise nos dias de hoje está demonstrada no inegável fato da aceleração global. As calotas polares e geleiras estão derretendo em um ritmo mais rápido do que qualquer cientista havia previsto. O oceano está muito poluído e se tornou tão tóxico que já não é seguro comer certos tipos de peixe. Ademais, 85% dos grandes peixes de pesca sumiram do oceano como o resultado da sobrepesca.

A poluição atinge lagos, rios e jazidas subterrâneas. Mais de um bilhão de pessoas têm acesso inadequado – ou nenhum acesso – à água potável segura. Alguns especialistas indagam se a próxima guerra mundial não será travada pela posse da água.

Cerca 25% de solo fértil é perdido a cada ano, reduzindo a capacidade da humanidade de produzir o necessário para sua alimentação e expansão populacional. Nossas florestas, que geram quase 30 % do oxigênio da Terra, estão desaparecendo. O índice é alarmante: 40 milhões de hectares por ano. O ar tornou-se tão poluído em algumas regiões do planeta que está causando doenças pulmonares, câncer e morte prematura.

No entanto, a cada ano, estamos acrescentando 90 milhões de pessoas à nossa população humana. O índice de fabricação de automóveis segue este curso, o que acelera o aquecimento global. E o mais patético, as nações desenvolvidas continuam a superconsumir absurdamente como se não houvesse amanhã.

Biólogos temem que a próxima extinção – que está por vir em décadas e não em séculos - irá ultrapassar a anterior, que eliminou os dinossauros e 75% de todas as outras espécies. Todos os dias, um número estimado de 150 espécies de animais está a tornar-se extinta, o que é 1000 vezes mais do que em qualquer época anterior. E esta elevada taxa de extinção está prevista para acelerar exponencialmente nos próximos anos.

Os praticantes de Yoga, pessoas que estão firmemente empenhadas em ter um estilo de vida consciente e responsável, agora têm de aumentar seus esforços para trabalhar não apenas a sua própria cura e integridade, mas a cura e integridade do nosso meio ambiente planetário. Chegou o momento de todos os yogīs e yoginīs sentirem o sofrimento de nosso planeta e, em seguida, tomar à sábia e heróica ação em benefício de todos os seres e da Terra como um todo.

A humanidade experimentará as conseqüências da poluição na biosfera em termos de drásticas alterações climáticas; a escassez de água potável; as migrações em grande escala devido à subida do nível do mar; a diminuição dos recursos naturais...

Estas e muitas outras questões ambientais devem ser observadas pela comunidade yogī. É a meta do Movimento Yogī Ambiental (MYA) ajudar os praticantes de Yoga a se conscientizarem deste processo em prol da evolução humana e ambiental.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O objetivo de se disponibilizar ao leitor a condição de comentários não tem a finalidade de se gerar um fórum de perguntas e respostas. Este blogger é mantido por um esforço pessoal, assim, muitas vezes é impossível a resposta imediata.

Todos os comentários são moderados. Atitudes ofensivas, contrárias aos princípios da Tradição Arcana, não serão publicadas.

Continue por favor...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO