quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mahā Mṛtyunjaya Yajña




Ritual do Fogo

Toda última sexta feira do mês ::: 19:00hs

Yajña altera a psique humana – através do fogo, os mantras, a invocação das forças superiores, todos os aspectos ritualísticos. Quando rituais externos transformam-se em internos, então ocorre jñāna. Jñāna, karma e bhakti são necessários para uma experiência humana completa. As pessoas sofrem quando ignoram um desses três. Yajña é um processo completo de viver uma vida espiritual. É o credo, a ação, o estilo de vida e isso tem um impacto humano e global. Todos os tipos de Yoga estão integrados no processo de yajña. Você percebe a si mesmo como o ofertante e a oferta. O yajña externo é aprender a dar, aprendendo a deixar de lado o apego ao que você acumula. Assim pode tornar-se espiritualmente livre.

Swami Niranjananda Saraswati

Restaurar o equilíbrio entre a humanidade e o planeta é o desafio que enfrentamos hoje. O ritual tântrico de fazer oferendas ao fogo desperta o respeito pela natureza e recria o elo entre o homem e a Mãe Terra.

O ritual é a interface entre a ecologia interna e a ecologia externa. O havan purifica corpo e mente do praticante, o ambiente e a própria Terra.

Vamos vibrar cura para o planeta e para cada um de nós através do mahā-mtyunjaya-mantra. Este é o canto devocional dedicado a Rudra (Śiva) mais antigo do g-Veda (VIII: 61.12), atribuído ao ṛṣi Vasita, o mais notório de todos os sábios védicos. Ele significa o grande (mahā) meio de conquistar (jaya) a morte (mtyu). É o mantra védico mais importante para curar o corpo e a mente, bem como para lidar com toda negatividade e sofrimento possíveis na vida, seja proveniente de outras pessoas, animais selvagens, as forças da natureza ou as forças espirituais. Embora seja um hino mântrico dedicado a Rudra-Śiva, ele é a personificação do yajña, o sacrifício védico, o qual externamente é o movimento kármico do universo e, internamente, é o movimento yogī da transformação da mente e coração da escuridão para luz. Recitar este mantra ajuda a remover karmas negativos e promove o despertar da kuṇḍalinī ou fogo prânico mais elevado.

Śrī Swamijī nos ilumina ainda mais sobre os benefícios do yajña:

Yajña purifica a atmosfera ākāśica mais sutil; purifica a mente e influencia o corpo. Yajña é uma cura para os problemas ambientais, monóxido de carbono etc., sobre um indivíduo e a comunidade em larga escala. A atmosfera física e o meio ambiente são purificados. A atmosfera mental, psíquica e emocional é purificada. Aquilo que se oferece é yajña. Oferecendo comida aos pobres e famintos executamos yajña. Ajudando pobres almas realizamos yajña. Para dar e dar e dar praticamos yajña. Ya-ja-ña, produção, distribuição, assimilação. Deve haver um equilíbrio entre esses três.

Todas as religiões têm histórias de guerra e batalhas, elas são símbolos de nossa luta com as tendências inferiores da vida, as limitações que temos, bloqueios de personalidade, como a ignorância [avidyā]. Yajña nos ajuda a vencer estas tendências, limitações e bloqueios. Yajña eleva a consciência. Faça um sakalpa: Deus revela-se para mim sob qualquer forma. Yajña não é um assunto de lógica ou de intelecto, é um assunto de coração.

Muitas pessoas estão olhando para o ano de 2012 com trepidação. Ouvimos profecias diariamente, previsões e interpretações para todas as áreas da vida, incluindo um receio de cataclismo final para um renascimento espiritual.

Mas como enfrentar as inevitáveis mudanças com força, coragem e otimismo? Como superar nossas limitações pessoais? Como nos proteger das ameaças potenciais para nosso ambiente? Como contribuir construtivamente para nossas comunidades evoluindo? Como encontrar paz, saúde e prosperidade em um nível instável e em um processo de mudança?

Swami Satyananda certa vez disse: Yajña é a cura; yajña é o remédio. Yajña é muito mais do que apenas o ritual do fogo; é a cristalização do poder universal através do qual a paz, prosperidade, saúde e bem-estar circulam entre nós. Yajña é uma maneira poderosa de realizar e materializar as forças cósmicas ocultas que se encontram em abundância no universo; é uma maneira de canalizar estas forças para corrigir os desequilíbrios que ocorrem em nossas vidas.

Toda última sexta feira do mês às 19:00hs (seja pontual). Vagas limitadas, confirme sua presença por telefone. Traga uma contribuição de R$ 10,00 (dez reais) ou um kg de alimento vegetariano que será doado à Escola Sol Nascente, um núcleo de recreação que alimenta e educa muitas crianças na região de Belmiro Braga e Vila São Francisco e 20 bolinhas de cânfora.

Espaço Kaula Yoga
Rua São Mateus, 890
São Mateus – Juiz de Fora
32 9112 3590

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O objetivo de se disponibilizar ao leitor a condição de comentários não tem a finalidade de se gerar um fórum de perguntas e respostas. Este blogger é mantido por um esforço pessoal, assim, muitas vezes é impossível a resposta imediata.

Todos os comentários são moderados. Atitudes ofensivas, contrárias aos princípios da Tradição Arcana, não serão publicadas.

Continue por favor...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO