quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Apresentação do Grupo de Estudos de Kuṇḍalinī Yoga



O trabalho que agora tentamos empreender é um esforço para esclarecer algumas dúvidas concernentes ao despertar da kuṇḍalinī-śakti. Inúmeras pessoas nos escrevem pedindo auxílio e mais informações sobre o assunto desde a publicação dos textos Kuṇḍalinī & Esquizofrenia, A Alquimia da Kuṇḍalinī & Transmutação Sexual e por último, Ghastha Brahmacarya & o Despertar da Śakti, todos disponíveis no blog Escritos de Fernando Liguori.

Por um lado são muitas as pessoas que nos escrevem relatando suas experiências e buscando mais informações que possam de alguma maneira ajudar no seu processo com a kuṇḍalinī. Por outro lado, muitos professores de Yoga nos escrevem também na busca de mais informações acerca do despertar da kuṇḍalinī, cakras, īs etc. e a tradição tântrica em si, assunto controverso em demasia.

Para empreender um trabalho como este, partimos do ponto de vista que a kuṇḍalinī-śakti é um mistério, pois para cada um de nós ela se manifesta de uma maneira distinta. É óbvio que os sinais de uma kuṇḍalinī desperta ou parcialmente trabalhada são visíveis, tanto positivamente quanto negativamente. Mas separar esse véu de manifestação é muito difícil; é como tentar traçar a distinção entre a genialidade e a loucura. Portanto, nosso trabalho parte do ponto de vista de nossa experiência, tanto pessoal quando adquirida através da sabedoria milenar do Tantra e do Yoga.

Nossa abordagem será o kuṇḍalinī-yoga, uma prática espiritual tântrica encontrada tanto nos śāstras do tantrismo quanto nas upaniads mais tardias, pós-Patañjali. Assim, não traçaremos uma distinção entre a tradição Védica e o Tantra, mas uma aproximação, uma vez que o kuṇḍalinī-yoga está presente tanto nos ensinamentos tântricos como no Vedānta apresentado nas Upaniads do Yoga.

No artigo Kuṇḍalinī & Esquizofrenia, nós dissemos que é uma conduta quase que geral dos médicos Āyurveda na Índia diagnosticarem problemas e doenças mentais como uma manifestação ou ligeiro despertar da kuṇḍalinī. Esse é o ponto de vista de muitos mestres também. Mas essa avaliação é feita com muito cuidado para que não haja enganos. Infelizmente, o que temos visto por aqui são muitos enganos. A maioria das pessoas que nos escrevem demonstram não um despertar da kuṇḍalinī, mas um desequilíbrio mental muito grande. Geralmente, essas pessoas não querem admitir que seu problema seja real e que não tem nada a ver com a kuṇḍalinī. Mas existem aqueles que demonstram uma experiência verdadeira com a Serpente de Fogo. Portanto, uma avaliação criteriosa é muito importante, principalmente por aqueles que passam pela experiência. Existe uma tendência quase unânime de o ego mascarar a experiência, prejudicando a evolução no despertar espiritual.

O Ocidente produziu mestres e pseudo-mestres que de alguma maneira utilizaram os segredos dessa ciência espiritual de forma distorcida. Foram divulgadas informações sobre a kuṇḍalinī, os cakras, as īs etc. que confundiram a cabeça de muitos buscadores. Grande parte destes mestres ocidentais estiveram envolvidos com organizações ocultas, maçônicas ou para-maçônicas e seus ensinamentos, deturpações adaptadas do conhecimento esotérico Oriental, serviu apenas aos seus propósitos. A história da Tradição Esotérica Ocidental está cheia de relatos de pessoas que se apropriaram indevidamente do conhecimento Oriental para fins escusos. Mas não vamos nos iludir aqui. O Oriente também produziu muitos mestres de caráter duvidoso. Assim, queremos deixar bem claro que não nos colocamos na posição de mestres. Somos apenas praticantes e estudiosos da tradição Oriental e estamos amparados pelos ensinamentos de grandes mestres como Śrī Swami Sivananda Saraswati e Śrī Swami Satyananda Saraswati. Mestres genuínos que influenciaram milhares de praticantes por todo Globo.

1 comentários:

Raphael 26 de novembro de 2012 às 15:12  

Olá Fernando!
Tenho uma questão..
Qual a escola do Tantra (Kaula, Mishra, Samaya) que o Kundalini Yoga, tal qual ensinado por Yoga Bajhan pertence?
Grato!
LUZ PAZ E AMOR!

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O objetivo de se disponibilizar ao leitor a condição de comentários não tem a finalidade de se gerar um fórum de perguntas e respostas. Este blogger é mantido por um esforço pessoal, assim, muitas vezes é impossível a resposta imediata.

Todos os comentários são moderados. Atitudes ofensivas, contrárias aos princípios da Tradição Arcana, não serão publicadas.

Continue por favor...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO