Apresentação do Grupo de Estudos de Kuṇḍalinī Yoga
O trabalho que agora tentamos empreender é um esforço
para esclarecer algumas dúvidas concernentes ao despertar da kuṇḍalinī-śakti. Inúmeras pessoas nos escrevem
pedindo auxílio e mais informações sobre o assunto desde a publicação dos textos
Kuṇḍalinī & Esquizofrenia, A Alquimia da Kuṇḍalinī & Transmutação Sexual e por último, Gṛhastha Brahmacarya &
o Despertar da Śakti, todos disponíveis no blog Escritos de Fernando Liguori.
Por um lado são muitas as pessoas que nos escrevem
relatando suas experiências e buscando mais informações que possam de alguma
maneira ajudar no seu processo com a kuṇḍalinī. Por outro lado, muitos
professores de Yoga nos escrevem
também na busca de mais informações acerca do despertar da kuṇḍalinī, cakras, nāḍīs etc. e a tradição
tântrica em si, assunto controverso em demasia.
Para empreender um trabalho como este, partimos do
ponto de vista que a kuṇḍalinī-śakti é um mistério, pois para
cada um de nós ela se manifesta de uma maneira distinta. É óbvio que os sinais
de uma kuṇḍalinī desperta ou parcialmente
trabalhada são visíveis, tanto positivamente quanto negativamente. Mas separar
esse véu de manifestação é muito difícil; é como tentar traçar a distinção
entre a genialidade e a loucura. Portanto, nosso trabalho parte do ponto de
vista de nossa experiência, tanto pessoal quando adquirida através da sabedoria
milenar do Tantra e do Yoga.
Nossa abordagem será o kuṇḍalinī-yoga, uma prática espiritual tântrica encontrada tanto nos
śāstras do tantrismo quanto nas upaniṣads mais tardias,
pós-Patañjali. Assim, não traçaremos uma distinção entre a tradição Védica e o Tantra, mas uma aproximação, uma vez que o kuṇḍalinī-yoga está presente tanto nos ensinamentos tântricos como
no Vedānta apresentado nas Upaniṣads do Yoga.
No artigo Kuṇḍalinī &
Esquizofrenia, nós dissemos que é uma conduta quase que geral dos médicos Āyurveda na Índia diagnosticarem
problemas e doenças mentais como uma manifestação ou ligeiro despertar da kuṇḍalinī. Esse é o ponto de vista
de muitos mestres também. Mas essa avaliação é feita com muito cuidado para que
não haja enganos. Infelizmente, o que temos visto por aqui são muitos enganos.
A maioria das pessoas que nos escrevem demonstram não um despertar da kuṇḍalinī, mas um desequilíbrio
mental muito grande. Geralmente, essas pessoas não querem admitir que seu
problema seja real e que não tem nada a ver com a kuṇḍalinī. Mas existem aqueles que demonstram uma experiência verdadeira
com a Serpente de Fogo. Portanto, uma avaliação criteriosa é muito importante,
principalmente por aqueles que passam pela experiência. Existe uma tendência
quase unânime de o ego mascarar a experiência, prejudicando a evolução no
despertar espiritual.
O Ocidente produziu mestres e pseudo-mestres que de
alguma maneira utilizaram os segredos dessa ciência espiritual de forma distorcida.
Foram divulgadas informações sobre a kuṇḍalinī, os cakras, as nāḍīs etc. que confundiram a
cabeça de muitos buscadores. Grande parte destes mestres ocidentais estiveram
envolvidos com organizações ocultas, maçônicas ou para-maçônicas e seus ensinamentos,
deturpações adaptadas do conhecimento esotérico Oriental, serviu apenas aos
seus propósitos. A história da Tradição Esotérica Ocidental está cheia de relatos
de pessoas que se apropriaram indevidamente do conhecimento Oriental para fins
escusos. Mas não vamos nos iludir aqui. O Oriente também produziu muitos
mestres de caráter duvidoso. Assim, queremos deixar bem claro que não nos
colocamos na posição de mestres. Somos apenas praticantes e estudiosos da
tradição Oriental e estamos amparados pelos ensinamentos de grandes mestres
como Śrī Swami Sivananda Saraswati e Śrī Swami Satyananda Saraswati. Mestres genuínos que influenciaram milhares de praticantes por todo Globo.
1 comentários:
Olá Fernando!
Tenho uma questão..
Qual a escola do Tantra (Kaula, Mishra, Samaya) que o Kundalini Yoga, tal qual ensinado por Yoga Bajhan pertence?
Grato!
LUZ PAZ E AMOR!
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