quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Concentração & sua Importância



Por Fernando Liguori


Concentração é o unidirecionamento da mente, a habilidade de manter a consciência focada em um ponto, sem oscilar. O aperfeiçoamento da concentração induz a meditação. No estado de concentração, a mente não está consciente do ambiente exterior ou das coisas periféricas que cercam o objeto de concentração.

Por que a concentração profunda e intensa é tão poderosa? Isso pode ser melhor ilustrado pela comparação da mente de uma pessoa normal a uma lamparina. As luzes da lamparina se expandem para todas as direções; a energia que emana do centro da lamparina, do filamento interior, é dissipada, propagando-se em todas as direções. Se você ficar a cinco passos da lamparina poderá ver sua luz, mas não sentirá o seu calor, mesmo que haja um calor intenso no centro da lamparina, no filamento. Da mesma maneira, a mente de uma pessoa comum possui um vasto potencial latente e um incomensurável poder em sua fonte, seu centro, mas este potencial e poder são dissipados em todas as direções. A mente pensa inúmeras coisas continuamente, uma após a outra, sem vivenciar ou se aprofundar em nada do que pensa. Quer dizer, o poder está presente em todas as pessoas, mas ele não é canalizado, direcionado ou mesmo utilizado.

A ciência produziu o raio laser, algo que na época foi largamente utilizado como entretenimento pela indústria cinematográfica. Para se produzir o laser é necessário que todos os raios de luz estejam alinhados a partir de uma única fonte, de maneira que eles em uníssono vibrem em harmonia na mesma frequência. A fonte original de onde sai à luz não precisa ser grande, pelo contrário, ela pode ser bem menor que o filamento da lamparina citada acima. Mas se você ficar a cinco passos da fonte do raio laser seu feixe direcional instantaneamente pode abrir um buraco através de seu corpo. Este é o poder da luz concentrada. O pensamento concentrado, embora não abra um buraco em seu corpo, tem um vasto poder. Uma mente concentrada age como um irresistível instrumento de ação. Ela conduz a eficiência em todos os aspectos da vida, é um dínamo que gera vitalidade e entusiasmo em qualquer direção que se projete. Uma mente concentrada é um instrumento de recepção sensitiva, quer dizer, ela se torna receptiva as vibrações elevadas e possui a percepção aguçada. Neste caminho, ela se torna o mecanismo receptor da consciência cósmica, bem-aventurança e conhecimento superior. Normalmente, tudo isso está muito além de uma mente comum, pois esta é constantemente perturbada e distraída pelo contínuo murmúrio interior dos pensamentos. Portanto, a concentração é a chave que abre as portas para os estados elevados de consciência.

A qualidade da mente

Uma mente concentrada é uma mente poderosa e uma mente dissipada é uma mente fraca. Para que você possa desenvolver o poder da mente, necessita primeiro desenvolver a concentração mental. Uma mente que se dissipa facilmente não tem poder. Se seus pensamentos estão dispersivos, eles podem ser unidirecionados através de específicas práticas de concentração. Dessa maneira sua mente se tornará tão poderosa que você poderá até influenciar a mente de outras pessoas e mudar seu próprio caráter, melhorar sua saúde e transformar toda sua vida. Se você possui alguma desordem estomacal, mental ou respiratória, pode modificar seu quadro clínico apenas pelo poder de sua vontade. Como pode desenvolver o poder de sua vontade? O segredo é concentrar a mente em um ponto e ali permanecer sem oscilar. Uma mente forte pode fazer isso.

O que queremos dizer por mente forte? Uma mente forte é aquela que pode tomar suas próprias decisões. Em contraste, uma mente fraca é aquela que decide alguma coisa, mas faz outra. Você diz: a partir de amanhã vou fazer determinada coisa. Mas quando o amanhã chega, você se esquece completamente da decisão. Você continua sempre sendo a mesma pessoa porque sua mente continua sempre se dissipando. Portanto, o poder de transformação da vida está conectado ao poder de concentração da mente. Todos os grandes homens que forjaram seus nomes nos livros da história, sejam eles artistas, escritores, músicos, políticos, estadistas, líderes militares, cientistas ou santos, conquistaram sua posição pela qualidade de suas mentes. Eles não se tornaram grandes pelo capricho da natureza ou por um golpe do destino. Não, eles se tornaram grandes pela qualidade de suas mentes. Eles tinham uma mente forte e concentrada e, portanto, uma mente talentosa.

Se você quer fazer algo ou se tornar alguém na vida, a qualidade de sua mente tem de ser refinada. Se você possui uma baixa qualidade mental, então seu desempenho em todas as esferas da vida será parco, estéril e débil. Se você possui alta qualidade mental, então seu desempenho será correspondentemente elevado em todas as esferas da vida. Para desenvolver uma alta qualidade mental, terá de analisar a si mesmo e seus objetivos, terá de se organizar e dedicar algum tempo a prática de concentração pela manhã e a noite.

Objetos de concentração

A concentração pode ser praticada de várias maneiras. O objeto de concentração pode ser qualquer um dos centros localizados no corpo como o cidākāśa, hṛdayākāśa ou daharākāśa, nos cakras etc. A concentração também pode ser feita nas diferentes partes do corpo, no processo físico, na estabilidade corporal, no relaxamento ou tensão do corpo ou no processo respiratório.

Qualquer objeto pode ser utilizado como foco para concentração. Entretanto, uma vez selecionado o objeto, você deve utilizá-lo dia após dia em sua prática. Ele deve chamar sua atenção, atraí-lo espontaneamente. Para algumas pessoas o objeto aparece por si mesmo em visões, sonhos ou insights intuitivos. Essa é a melhor forma de seleção do objeto, pois é espontânea e está em concordância, na maioria das vezes, com a natureza do indivíduo. Outras pessoas, contudo, terão de encontrar um objeto adequado a sua natureza por conta própria. Para auxiliar essas pessoas, preparamos uma lista de objetos adequados a prática de concentração. Essa lista dá uma ideia de quão vasto o assunto é e quantos objetos podem ser escolhidos para prática. O número é ilimitado e os itens que se seguem são apenas exemplos. Talvez algum dos objetos aqui listados irá atraí-lo de imediato, mas talvez não. Neste caso, você terá de usar sua imaginação nos estágios iniciais da prática até que o símbolo adequado a sua natureza apareça espontaneamente. Isso acontecerá quando você estiver completamente relaxado.1

Deuses, santos e pessoas: Viṣṇu, Brahma, Śiva, Trimurti, Sītā, Rāma, Rādhā, Kṛṣṇa, Saraswatī, Pārvatī, Gaṇeśa, Hānuman, Lakṣmī, Durgā, Kālī, Varuna, Vāyu, Īndra, Sūrya, Soma, Cristo, Maria, Buda, Lao-Tsé, Milarepa, Naropa, São Francisco de Assis, Swami Sivananda, seu guru, alguma outra deidade ou santo, seu pai, sua mãe, seu marido, sua esposa, seu filho, sua filha, seu amigo, professor ou alguém que o inspire.

Objetos sagrados: śivalinga, tridente, śaligrama, jyoti, cruz, altar, janelas de uma catedral, eucaristia, cálice, candelabro, bola de cristal, sacerdote, estátua de algum santo padroeiro, imagens tântricas, arcanjos, guirlanda de crânios ou a kuṇḍalinī.

Lugares sagrados: templos, igrejas, capelas, catedrais, pirâmides, monastérios, santuários, aśrams ou pagodes.

Cenários naturais: montanhas, vales, oásis, dunas, selvas, florestas, jardins, flores, chuvas, tempestades, tornados, relâmpagos, oceanos, ondas do mar se chocando contra as escarpas, pôr-do-sol ou montanhas de gelo.

Animais: elefante, antílope, leão, tigre, macaco, águia, pavão, borboleta, crocodilo, cobra, cachorro, gato, cavalo ou peixe estrela.

Símbolos, elementos e pedras: Terra, Fogo, Água, Ar, Éter, Tamas, Rajas, Sattvas; Aquário, Peixes, Virgem, Libra, Gêmeos, Capricórnio, Sagitário, Escorpião, Leão, Touro, Câncer e Áries; Lua, Marte, Vênus, Saturno, Júpiter, Netuno, Mercúrio, Urânio, Plutão e o Sol; rubi, ônix, ágata, safira, diamante, jaspe, topázio, cristal, ametista, opala, jade, granada, pérola, berilo; liga de peltre, aço, ouro, prata, latão, estanho e cobre.

Cores e formas: vermelho, azul, verde, amarelo, índigo, laranja, rosa, preto, branco, púrpura, luz solar, luz lunar, luz do fogo, chama da vela, relâmpago, estrela, hexagrama, retângulo, coração, ovo dourado, bīja-mantra, yantra, diagramas dos cakras, maṇḍalas e nāḍīs.

Evite confrontos mentais

Você pode se concentrar em qualquer grande santo, luz, som, cor, forma, pensamento ou qualquer coisa que deseje, mas uma coisa deve estar bem clara: para iniciar sua prática de concentração não é necessário selecionar um símbolo religioso. Às vezes um pensamento que produza grande impressão na sua consciência pode ser usado de forma mais eficaz. Não existe razão para lutar contra a mente. Durante a prática de concentração você pode estar tentando se concentrar em um símbolo religioso, mas sua mente pode não concordar por conta de seus condicionamentos. Quando você tenta se concentrar em algo contrário aos seus condicionamentos mentais, a mente drena sua concentração do objeto escolhido. Contudo, quando você se concentra em coisas ordinárias que não se chocam com seus condicionamentos, não existe distração.

Quando você tenta se concentrar em um símbolo errado, a distração ocorre porque se inicia uma contenda mental. Portanto, é importante que você compreenda que quando se inicia a prática de concentração, deve haver o mínimo de confronto com os condicionamentos da mente. Não há porque lutar contra a própria mente. Quem está lutando com quem? Não existem duas mentes. A consciência é uma, mas por conta da diversidade existem vários vṛttis, quer dizer, padrões mentais. Quando você confronta a si mesmo está criando uma querela entre seus próprios vṛttis, e quando esse confronto se torna intenso, o que ocorre é um ataque esquizofrênico. A maioria dos pacientes mentais são vítimas de suas próprias mentes.

Portanto, se você não está conseguindo se concentrar em nenhum dos símbolos sugeridos acima, então escolha o seu próprio símbolo. O importante é que o símbolo escolhido deve ter uma força de atração que sua mente automaticamente é atraída para ele de forma que se integre completamente nele. Quando a prática caminha nessa direção, então a concentração é facilmente conquistada.

A habilidade de se concentrar

A concentração é explicada na Kaṭha Upaniṣad (2:3:11) por Yama, o Senhor da Morte, a Nachiketas, um jovem buscador:


O firme controle dos sentidos e da mente é o yoga da concentração. Esteja atento a esse yoga pois ele é difícil de se conquistar e fácil de se perder.

A palavra concentração significa unidirecionamento. Assim como nós precisamos de um lápis afiado para escrever ou uma faca afiada para cortar, a mente precisa estar afiada através das práticas de concentração. Nós não podemos cortar com uma faca cega ou escrever com um lápis sem ponta, pois a pressão aplicada se espalha por uma área bem maior. Ela não está concentrada. A importância da mente concentrada no dia-a-dia é vastamente reconhecida, mas a mente ordinária não funciona de maneira concentrada. Ela se dissipa em várias direções e tenta abranger muitos pontos. Portanto, não estamos capacitados a utilizar sequer a mínima fração de nosso potencial, de nosso poder mental.

Nós conhecemos muitas coisas na vida. Sabemos muito sobre nosso trabalho, nossos familiares, a sociedade e o mundo que nos cerca, história, ciência e política, mas não sabemos como controlar e dirigir a mente. O poder da concentração não foi desenvolvido na maioria de nós. Em nossa infância e nos primórdios de nosso crescimento não passamos por um treinamento que pudesse nos auxiliar a controlar e dirigir a mente. Por conta disso, na medida em que crescemos nossa mente se torna mais dissipada enquanto acumula mais tensões, angústias e aborrecimentos. Isso resulta em uma incrível perda de acuidade mental, decisões equivocadas, conduta ineficaz, memória fraca e finalmente a senilidade.

Podemos ser mestres da tecnologia e de tudo o que concerne ao mundo exterior, mas não somos mestres de nossa mente. Às vezes a tecnologia que nos dá controle sobre certas funções mentais nos ilude completamente. Ter controle sobre uma máquina significa que nós podemos ligá-la, significa que podemos ir mais rápido, diminuir a velocidade e até mesmo parar quando for necessário. O mesmo é requerido de uma mente disciplinada. Uma mente disciplinada é aquela que pensa somente quando você quer e sobre o que você decide. Se você quer que ela pense rápido, devagar ou pare de pensar, ela irá fazê-lo imediatamente. Os pensamentos que entram em uma mente disciplinada são rapidamente reconhecidos e direcionados.

Se nós examinarmos a vida dos yogīs, sadhus, saṃnyāsins, santos e místicos, notaremos que eles têm algo em comum. Eles vivem em um estado de concentração intensa, unidirecionada, dedicando-se totalmente ao ideal ou propósito que escolheram como último objetivo de conquista espiritual. Eles ganham controle sobre si mesmos e sobre suas mentes pela prática regular e estável. Através do poder de concentração que possuem, eles gradualmente integram suas mentes a oração ou meditação até que sejam capazes de conquistar um estado de perfeito controle mental. Usualmente, quando conhecemos uma pessoas assim, a primeira impressão é de uma profunda paz interior, estabilidade e autocontrole.

A habilidade de se concentrar é a raiz de todas as boas qualidades no homem e para ser desenvolvida ela requer esforço extremo. Desenvolver uma mente concentrada é mais difícil do que conquistar um bom salário ou um bom emprego. Uma pessoa comum não nasce com a habilidade de se concentrar, portanto é necessário uma mudança na natureza pessoal a fim de se criar algo que antes não existia. É muito diferente do que estudar conceitos filosóficos de livros ou se submeter a várias palestras. A concentração é algo que deve ser praticada e descoberta pessoalmente, dessa maneira os frutos irão aparecer.

O essencial para se desenvolver a concentração é a constância na prática. Contudo, antes de iniciarmos uma prática de concentração, precisamos ter alguma idéia sobre a larga extensão que este estado mental de desenvolvimento cobre. As práticas de concentração e meditação foram codificadas nos textos do Yoga, nos Tantras e nas Upaniṣads. Portanto, o assunto deveria ser estudado e pesquisado nessas fontes para um melhor desenvolvimento. A concentração não é uma prática superficial. Ela envolve um mergulho profundo nas dimensões internas da mente e da consciência. Para isso, precisamos de três coisas: i. método correto; ii. orientação correta; e iii. entendimento correto.


Referências


LIGUORI, Fernando. Meditação Natural: passo a passo na construção de sua prática. Manuscrito do autor.
_____________. Yogasūtra de Patañjali – Nova Tradução & Comentário. Manuscrito do autor.
PINTO, Lilian Costa. Iluminação Espiritual: A Emergência do Sagrado na Tradição Iogue e na Psicologia Transpessoal. Petrópolis, Brasil: Editora Vozes, 2001.
SARASWATI, Dr. Rishi Vivekananda. Practical Yoga Psychology. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2008.
SARASWATI, Swami Muktibodhananda. Hatha Yoga Pradipika. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2009.
_____________. Swara Yoga: The Tantric Science of Brain Breathing. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2006.
SARASWATI, Swami Niranjanananda. Dharana Darshan: Yogic, Tantric and Upanishadic Practices of Concentration and Visualization. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2006.
_____________. Yoga Darshan: Vision of the Yoga Upanishads. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2002.
SARASWATI, Swami Satyadharma. Yoga Chudamani Upanishad: Crown Jewel of Yoga. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2005.
SARASWATI, Swami Satyananda. A Systematic Course in the Ancient Tantric Techniques of Yoga and Kriya. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2004.
_____________. Asana Pranayama Mudra Bandha. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust / Belo Horizonte, Brasil: Satyananda Yoga Center, 2009.
_____________. Dynamics of Yoga, the Foundations of Bihar Yoga. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2006.
_____________. Four Chapters on Freedom: Commentary on the Yoga Sutras of Patanjali. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2008.
_____________. Meditations from the Tantras. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2005.
_____________. Sure Ways to Self-Realization. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust, 2006.
_____________. Yoga e Educação para Crianças. Bihar, Índia: Yoga Publications Trust / Belo Horizonte, Brasil: Satyananda Yoga Center, 2006.

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